Esta página foi escrita por Estêvão Chaves Monteiro e encontra-se disponível pela Open Gaming License versão 1.0a.


Prêmios de XP Independentes de Níveis

Ao liberar a mecânica do sistema da terceira edição de D&D sob licença aberta, a WotC decidiu sabiamente omitir alguns pontos-chave do jogo para valorizar os livros. Talvez o ponto mais crítico tenha sido a atribuição de pontos de experiência para os personagens avançarem em níveis. Quase cinco anos depois, isso caiu por terra, com o lançamento do Unearthed Arcana, o "livro das variantes" (regras alternativas). Esse livro, que é quase totalmente Open Gaming Content, trouxe uma variante chamada "Prêmios de XP Independentes de Níveis" - uma mecânica alternativa mas completa, 100% equivalente à original e de uso livre para todos. Eu considero esta mecânica muito superior à original do Livro do Mestre porque é mais simples e totalmente equivalente. Tenho amigos que já utilizaram amplamente a variante em suas mesas e afirmam veementemente que só trouxe benefícios.

A regra é simples: a cada Nível de Desafio (ND) corresponde um valor constante de XP, que independe do nível dos personagens (ou seja, o valor adquirido é o mesmo para personagens de todos os níveis) e a tabela de XP necessária para avançar de nível foi modificada de acordo. Quando os personagens derrotam um monstro, o Mestre verifica o valor fixo de XP e divide igualmente pelos personagens. A proporção de 13 ou 14 encontros de nível equivalente ao grupo de 4 personagens para passar de nível foi mantida, pois embora os prêmios sejam fixos, a proporção de XP necessária para avançar de nível aumentou proporcionalmente. Isto significa também que a variante inclui a auto-correção, pela qual personagens de nível mais baixo avançam mais rápido que os outros, reduzindo gradual e naturalmente as diferenças de nível.

NDPrêmio em XP
1300
2600
3900
41.200
51.800
62.400
73.600
84.800
97.200
109.600
1114.000
1219.000
1329.000
1438.000
1558.000
1677.000
17120.000
18150.000
19230.000
20310.000
Nível de PersonagemXP Mínima
10
21.000
33.000
46.000
510.000
616.000
724.000
836.000
952.000
1076.000
11110.000
12160.000
13220.000
14320.000
15440.000
16640.000
17890.000
181.300.000
191.800.000
202.600.000

Níveis épicos: Para avançar para um nível maior que 20, um personagem precisa ganhar o dobro da quantidade de XP que precisava para avançar do seu nível atual -2 para o seu nível atual -1. Por exemplo, para avançar do nível 20 para o 21, um personagem precisa ganhar o dobro da quantidade de XP que precisava para avançar do nível 18 para o 19. Como precisava de 500.000 para tanto (1.800.000 - 1.300.000), precisa de 1.000.0000 XP para avançar do nível 20 ao 21 (2.600.000 XP para 3.600.000 XP).

Custos de XP: Neste sistema, os custos convencionais para criar itens mágicos ou lançar magias que têm XP como componente acabam representando uma fração muito menor do seu XP total, então isso acaba se tornando menos "caro". Se isso for problema na tua campanha, considere aumentar esses custos de XP segundo a tabela abaixo.

Ajustes de Custos de XP
Custo de Criação do Item......ou Nível da MagiaMultiplicador de XP
2.000 po ou menos1-3x1
2.001 po a 20.000 po4-6x2
20.001 po a 200.000 po7-8x4
200.001 po ou mais9+x10

Por exemplo, a magia comunhão (uma magia divina de nível 5) normalmente custa 100 XP para lanlar. Ao usar este sistema XP, ela custa 200 XP, o dobro do original. A magia desejo (uma magia arcana de nível 9) custa dez vezes o valor normal de XP para lançar (50.000 em vez de 5.000).

Utilize uma fórmula similar para recalcular qualquer outra coisa que aplicar um custo de XP. Divida o nível do personagem por 2 e trate como se fosse um nível de magia, usando a tabela acima para encontrar o multiplicador apropriado.

Abismos de Poder: O sistema não permite que um jogador passe do 19.º para o 20.º nível matando um milhão de kobolds. Quem pode permitir isso é um Mestre que não sabe o que está fazendo. As orientações no Livro do Mestre ressaltam claramente que não há fórmula matemática adequada para a premiação de encontros nos quais a diferença de níveis entre os personagens jogadores e os personagens do Mestre (ou monstros) seja maior que 7 níveis. O livro fala claramente que, se ocorrer um combate assim, "alguma coisa muito estranha está acontecendo e o Mestre deve pensar bem sobre o que está fazendo em cada caso específico". Apenas desafios rendem XP. Se não for desafio, não há XP.

Níveis de Desafio Fracionários: Já que você está atribuindo prêmios de XP específicos por cada monstro, você não precisa se limitar aos números que aparecem na tabela. Se achar que um monstro que você projetou é ND 7,5, você pode simplesmente dar 4200 XP por derrotá-lo. Em níveis mais altos, os números na tabela devem ser suficientes por ser difícil discernir uma diferença discernível entre um monstro de ND 18 e um monstro de ND 18,5. Mas em níveis mais baixos, a flexibilidade é potente pois você pode preencher a lacuna entre ND 1 e ND 2 (que representa um aumento de poder de 100%) e entre ND 2 e ND 3 (aumento de 50%).

Grupos de Monstros Diversos: Em vez de combinar monstros de diferentes NDs e consultar uma tabela para determinar o Nível do Encontro, simplesmente some o prêmio de XP de cada monstro até atingir o total de XP que você quer. Por exemplo, se quiser criar um encontro mediano para personagens de nível 15, ponha monstros no encontro suficientes para totalizar cerca de 58.000 XP (a quantidade que os personagens ganhariam por um único monstro de ND 15).