0-level spell [magia nível 0]: Uma magia do nível mais baixo possível. Arcanos costumam chamar suas magias nível 0 de "truques" e sacerdotes costumam chamá-las de "orações".

5-foot step [passo de 1,5 metro]: Um pequeno ajuste de posição que não conta como uma ação. Geralmente (mas não sempre), um passo de 1,5 metro é permitido em qualquer ponto da rodada (como antes ou depois de uma ação de rodada inteira, entre ataques num ataque total, entre uma ação padrão e uma ação de movimento, ou entre duas ações de movimento). Você não pode dar um passo de 1,5 metro na mesma rodada em que deslocar-se qualquer distância. Não pode dar um passo de 1,5 metro se sua movimentação for prejudicada, como para dentro de um quadrado de terreno difícil, na escuridão ou quando cego. Dar um passo de 1,5 metro não provoca um ataque de oportunidade, mesmo que saia de um quadrado ameaçado.

ability [habilidade]: Uma das seis qualidades básicas de personagem: Força (For), Destreza (Des), Constituição (Con), Inteligência (Int), Sabedoria (Sab) e Carisma (Car). Ver valor de habilidade.

ability check [teste de habilidade]: Um teste de 1d20 + o modificador da habilidade apropriada.

ability damage [dano em habilidade]: Uma perda temporária de 1 ou mais pontos de valor de habilidade. Pontos perdidos retornam a um ritmo de 1 ponto por dia a menos que definido em contrário pela condição que causar o dano. Um personagem com Força 0 cai no chão e está indefeso. Um personagem com Destreza 0 está paralisado. Um personagem com Constituição 0 está morto. Um personagem com Inteligência, Sabedoria ou Carisma 0 está inconsciente.

ability decrease[redução de habilidade]: Uma redução num valor de habilidade que termina quando terminar a condição que a causar.

ability drain [dreno de habilidade]: Uma perda permanente de 1 ou mais pontos de valor de habilidade. O personagem só pode recuperar esses pontos por meios mágicos. Um personagem com Força 0 cai no chão e está indefeso. Um personagem com Destreza 0 está paralisado. Um personagem com Constituição 0 está morto. Um personagem com Inteligência, Sabedoria ou Carisma 0 está inconsciente.

ability modifier [modificador de habilidade]: O bônus ou penalidade associado a um valor de habilidade específico. Modificadores de habilidades se aplicam a jogadas de dado para ações de personagem que envolverem as habilidades correspondentes.

ability score [valor de habilidade]: O índice numérico de uma das seis habilidades de personagem (ver habilidade). Algumas criaturas são desprovidas de certos valores de habilidades; outras não podem ter certas habilidades medidas.

action [ação]: Uma atividade de personagem. Ações são divididas nas seguintes categorias, de acordo com o tempo necessário para realizá-las (em ordem decrescente de tempo: ações de rodada inteira, ações padrão, ações de movimento e ações livres.

adjacent [adjacente]: Num quadrado que divide uma borda ou um canto com um quadrado designado. cada quadrado é adjacente a oito outtros quadrados no tabuleiro.

adventuring party [grupo aventureiro]: Um grupo de personagens que se aventura juntos. Um grupo aventureiro é composto de personagens jogadores mais quaisquer seguidores, familiares, companheiros animais, associados, companheiros ou empregados que possam ter.

alignment [alinhamento]: Um dos novo descritores de moralidade para criaturas inteligentes: bom e leal (BL), bom e neutro (BN), bom e caótico (BC), neutro e leal (NL), neutro (N), neutro e caótico (NC), mau e leal (ML), mau e neutro (MN) e mau e caótico (MC).

ally [aliado]: Uma criatura amigável para contigo. Na maioria dos casos, referências a "aliados" incluem você mesmo.

animal: um tipo de criatura que inclui todos os animais naturais, animais monstruosos, animais gigantes e algumas criaturas vertebradas não-mágicas (ver o Monster Manual). Animais sempre têm valor de Inteligência de 1 ou 2.

arcane spell failure [falha de magia arcana]: A chance de uma magia falhar e ser usada sem efeito porque a habilidade do usuário de usar um componente somático foi prejudicada por armadura. Bardos podem ignorar a chance falha de magia arcana de armaduras leves ao usar magias de bardo.

arcane spells [magias arcanas]: Magias arcanas envolvem a manipulação direta de energias místicas. Bardos, feiticeiros e magos usam magias arcanas.

armor bonus [bônus de armadura]: Um bônus na Classe de Armadura concedido por armadura ou por uma magia ou efeito mágico que imite armadura. Bônus de armadura somam-se a todos os outros bônus na Classe de Armadura (mesmo com bônus de armadura natural) exceto outros bônus de armadura. Armaduras mágicas tipicamente dão um bônus de melhoria no bônus de armadura da armadura, tendo o efeito de aumentar o bônus resultante da armadura. Um bônus de armadura concedido por uma magia ou item mágico tipicamente toma a forma de um campo de força invisível mas tangível envolvendo o receptor. Um bônus de armadura não se aplica contra ataques por toque, exceto bônus de armadura concedidos por efeitos de força (como a magia armadura arcana), os quais se aplicam contra ataques por toque incorpóreo, como o de uma sombra.

Armor Class (AC) [Classe de Armadura (CA)]: Um número que representa a habilidade do personagem de evitar ser atingido em combate. A jogada de ataque do oponente precisa ser igual ou maior que a Classe de Armadura da criatura-alvo para acertá-la. Classe de Armadura = 10 + todos os modificadores aplicáveis (tipicamente bônus de armadura, bônus de escudo, modifciador de Destreza e modificador de tamanho).

artifact [artefato]: Um item mágico de incrível poder. Algumas magias não funcionam quando miradas num artefato.

Astral Plane [Plano Astral]: Um plano aberto e sem peso que conecta-se a todos os outros planos da existência e é usado para transporte entre eles (e é portante descrito como um plano transitivo, como o Plano Etéreo e o Plano das Sombras). Certas magias (como uma projeção astral) permitem acesso a este plano.

attack [ataque]: Qualquer de numerosas ações com intenção de ferir, incapacitar ou neutralizar um oponente. O resultado de um ataque é determinado por uma jogada de ataque.

attack of opportunity [ataque de oportunidade]: Um único ataque corpo-a-corpo adicional por rodada que um combatente pode fazer quando um oponente dentro do alcance faz uma ação que provoca ataques de oportunidade. Cobertura impede ataques de oportunidade.

attack roll [jogada de ataque]: Uma jogada para determinar se um ataque acerta. Para fazer uma jogada de ataque, role 1d20 e some os modificadores apropriados para o tipo de ataque, como segue: jogada de ataque corpo-a-corpo = 1d20 + bônus base de ataque + modificador de Força + modificador de tamanho; jogada de ataque à distância = 1d20 + bônus base de ataque + modificador de Destreza + modificador de tamanho + penalidade de alcance. Em ambos os casos, o ataque acerta se o resultado for igual ou maior que a Classe de Armadura do alvo.

automatic hit [acerto automático]: Um ataque que acerta independente da CA do alvo. Acertos automáticos ocorrem numa jogada de ataque de 20 natural ou como resultado de certas magias. Uma jogada de ataque de 20 natural é também uma ameaça--um possível acerto crítico.

automatic miss [falha automática]: Um ataque que erra independente da CA do alvo. Falhas automáticas ocorrem numa jogada de ataque de 1 natural.

barbarian (Bbn) [bárbaro (Brb)]: Uma classe constituída de guerreiros ferozes que usem fúria inata e instintos para derrubar seus inimigos.

bard (Brd) [bardo (Brd)]: Uma classe constituída de artistas cuja música e poesia produz efeitos mágicos.

base attack bonus [bônus base de ataque]: Um bônus de jogada de ataque derivado de classe e nível de personagem. Bônus base de ataque aumentam em ritmos diferentes para classes de personagem diferentes. Um personagem ganha um segundo ataque quando seu bônus base de ataque alcança +6, um terceiro com um bônus base de ataque de +11 ou mais e um quarto com um bônus base de ataque de +16 ou mais. Bônus base de ataque ganhados de classes diferentes, como quando um personagem é um personagem multiclasse, se somam entre si.

base land speed[deslocamento base terrestre]: O deslocamento de um personagem quando sem armadura. Deslocamento base terrestre é derivado de raça de personagem.

base save bonus [bônus base de resistência]: Um modificador de teste de resistência derivado de classe e nível de personagem. Bônus base de resistências aumentam por ritmos diferentes para cada classe de personagem. Bônus base de resistências ganhados por classes diferentes, como quando um personagem é um personagem multiclasse, somam-se entre si.

battle grid [grade de batalha]:

blinded [cegado]:

bolster undead [reforçar mortos-vivos]:

bonus [bônus]:

cantrip [truque]:

cast a spell [usar uma magia]:

caster level [nível de usuário]:

caster level check [teste de nível de usuário]:

casting time [tempo de execução]:

Charisma (Cha) [Carisma (Car)]: A habilidade que mede força de personalidade, persuasividade, magnetismo pessoal, liderança e atratividade física de um personagem.

character [personagem]:

character class [classe de personagem]:

character level [nível de personagem]:

check [teste]:

checked [impedido]:

circumstance bonus [bônus circunstancial]:

class [classe]: Ver classe de personagem.

class feature [característica de classe]: Qualquer característica especial derivada de uma classe de personagem.

class level [nível de classe]: O nível do personagem numa única classe. Características de classe geralmente dependem de nível de classe em vez de nível de personagem.

class skill [perícia de classe]:

cleric (Clr) [clérigo (Clr)]: Uma classe constituída de personagens que usam magias divinas e também são capazes em combate.

Colossal: Uma criatura Colossal tipicamente tem 19,5 metros de altura ou comprimento e pesa 125.000 kg. ou mais.

comatose [comatoso]: Efetivamente num estado de animação suspensa. Uma criatura comatosa é indefesa.

command word item [item de palavra de comando]:

command undead [comandar mortos-vivos]:

competence bonus [bônus de competência]:

concealment [camuflagem]:

concentrate on a spell [concentrar-se numa magia]:

confused [confuso]:

Constitution (Con) [Constituição (Con)]: A habilidade que representa a saúde e vigor de um personagem.

continuous damage [dano contínuo]:

copper piece (cp) [peça de cobre (pc)]: A moeda mais prevalente entre mendigos e proletários. Dez peças de cobre equivalem a 1 peça de prata.

coup de grace [golpe de misericórdia]:

cover [cobertura]:

cowering [apavorado]:

creature [criatura]: Um ser vivo ou ativo, não um objeto. Os termos "criatura" e "personagem" são por vezes usados como sinônimos.

creature type [tipo de criatura]:

critical hit (crit) [acerto crítico (crit)]:

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