Esta página foi escrita por Estêvão Chaves Monteiro e usa a Open Gaming License versão 1.0a.


Ajustes nos Confrontos Diretos

As ações especiais de combate agarrar, atropelar, derrubar e empurrar têm muito em comum: são confrontos corpo-a-corpo que (normalmente) não envolvem armas, mas sim a pura força bruta dos oponentes, numa disputa que favorece o oponente maior em vez do menor, diferente de ataques convencionais com armas. Dentre elas, entretanto, a que foi mais desenvolvida e revisada foi a de agarrar e certamente é a mais vista em jogo: é a mais favorecida pelos monstros, é útil contra oponentes que conjuram magias, entre outros fatores. A importância da manobra de agarrar é tal que, na terceira edição revisada, o modificador do teste resistido passou a figurar nas estatísticas de todas as criaturas apresentadas nos livros, enquanto que o modificador dos testes resistidos das outras três manobras citadas no máximo é mencionado na descrição detalhada da criatura. O curioso é que o modificador dos testes de atropelar, derrubar e empurrar são idênticos entre si (modificador de Força +4 por categoria de tamanho maior que Médio, ou -4 por categoria de tamanho menor que Médio) e a diferença entre estes e o modificador de agarrar é apenas que neste último também se aplica o bônus base de ataque. Mas será que a perícia em combate não deveria ser igualmente importante ao tentar atropelar, derrubar ou empurrar o oponente? Será que um oponente experiente não sabe aplicar melhor seu peso e forçar os pontos mais fracos do oponente? Será que o jogo não ficaria mais simples se um mesmo valor fosse utilizado para os testes dessas quatro manobras, mais ainda se tal valor já consta nas estatísticas de todos as criaturas nos livros?

A solução óbvia para as questões levantadas é usar o modificador de agarrar (grapple) para as quatro manobras. Para não provocar confusão, convém mudar o nome para um que possa representar as quatro manobras sem especificar nenhuma delas, como modificador de confronto (wrestling modifier). O modificador de Confronto é sempre utilizado como um teste resistido entre um atacante e um defensor.

Confronto = Bônus base de ataque + modificador de Força + modificador especial de tamanho

Modificador especial de tamanho: Colossal +16, Imenso +12, Enorme +8, Grande +4, Médio +0, Pequeno –4, Miúdo –8, Diminuto –12, Mínimo –16.

Bônus de estabilidade: Uma criatura que tiver mais que duas pernas ou for de outra forma mais estável que um humanóide normal (por exemplo, um elemental da terra) ganha um bônus de +4 nos seus testes resistidos contra atropelar, derrubar e empurrar. Este bônus não se aplica se a própria criatura estiver tentando atropelar, derrubar ou empurrar, nem se aplica a nenhum teste de agarrar.

Empates: Em caso de empate, vence o combatente que está agindo (ou seja, o que está no seu turno), não o que está reagindo.

Ataques de Oportunidade: Sempre que iniciar um Confronto, você provoca um ataque de oportunidade pelo defensor, exceto se usar uma arma e não seu próprio corpo (como ao usar uma corrente para derrubar o oponente) ou se o Confronto for uma ação livre (como pelo ataque especial Agarrar Superior/Improved Grab).

Defensores maiores: Um teste de Confronto ofensivo falha automaticamente se o defensor for duas categorias de tamanho ou mais maior que o atacante. É importante distinguir entre ofensivo/defensivo e ativo/reativo: um combatente agarrado que faz um teste de Confronto para se libertar está usando Confronto ativamente, porém defensivamente; um defensor duas categorias de tamanho menor que um atacante que tenta derrubá-lo pode resistir com um teste, mas se o fizer, não poderá reagir para derrubá-lo, pois essa reação seria ofensiva.

Perícias no lugar de Confronto reativo: Normalmente, o defensor tem a opção de fazer um teste de perícia no lugar do seu teste de Confronto. Acrobacia pode ser usada contra atropelar, derrubar (exceto se estiver montado; nesse caso, Confronto pode ser substituído por Cavalgar) e empurrar e Arte da Fuga pode ser usada contra agarrar. Esta opção substitui a opção de usar Destreza em vez de Força ao resistir a tentativas derrubar ou empurrar, usando as graduações no lugar do bônus base de ataque; embora não houvesse a opção contra empurrar, ela é dada por questão de simplificação.

Perícias no lugar de Confronto ativo: Um combatente que está agarrado pode tentar uma disputa (testes resistidos) de Confronto para se libertar, podendo substituir Confronto por Arte da Fuga. Entretanto, se usar Arte da Fuga, essa ação é uma ação padrão, o que significa que não pode fazer múltiplas tentativas se tiver bônus base de ataque +6 ou maior. Da mesma forma, Punga pode substituir Confronto quando combatente agarrado tenta sacar uma arma leve ou recuperar um componente de magia.

Magias que atropelam, derrubam ou empurram: Usar o nível do conjurador como bônus base de ataque nos testes de Confronto.

Anel do Carneiro: O bônus base de ataque nos testes de Confronto é +9, para um total de +20 (Força +7 e tamanho Grande). O aríete ganha um bônus +4 se 2 cargas forem gastas. A opção de gastar 3 cargas para aumentar mais o bônus é eliminada.


Ajustes nas Ações: Estas variantes estão sendo avaliadas para anulação.