Esta página foi escrita por Estêvão Chaves Monteiro e usa a Open Gaming License versão 1.0a.


Universalização das Magias

Esta variante é uma implementação das idéias discorridas no artigo A Polêmica da Cura Arcana: não há razão conceitual plausível para magos serem impedidos de usar energia positiva e negativa, apenas a motivação mecânica que separar os papéis das classes num grupo aventureiro. A verdade é que existem sim magias que claramente necessitam de favor divino para funcionar, como é o caso da magia de clérigo consagrar, mas é um número muito limitado comparado ao que se observa no sistema oficial. Ocorre também que muitas magias foram omitidas da lista de magos e feiticeiros claramente pelo motivo de normalmente não ter propósito prático à classe, como é o caso da magia de druida espada de fogo, visto que não se espera que magos e feiticeiros recorram a combate corpo-a-corpo.

Meta

O objetivo desta variante é reforçar os conceitos de que a única diferença entre magia arcana e divina é a forma como os usuários adquirem o poder, não a natureza do poder em si, e que os magos são os estudiosos de toda a magia. Então, cada magia tem seu próprio nível, independente das classes que podem usá-la, e os magos, enquanto classe, possuem acesso a todas as magias existentes; não se pode dizer o mesmo, entretanto, sobre nenhum indivíduo, pois certas magias requerem um foco que naturalmente exclui outras.


Índice Remissivo


Especialização Obrigatória

Nesta variante, todo usuário de magias deve se especializar. Quando um conjurador se especializa, ele escolhe concentrar seus estudos e energias numa escola em detrimento de outras. Para um feiticeiro ou mago, isso significa usar as magias da sua especialização no nível real da magia e atrasar os níveis de todas as demais magias. Magias neutras, ou seja, aquelas que nem são da especialização nem são opostas, são atrasadas 1 nível. A cada escola corresponde uma escola de oposição primária e a maioria também possui uma escola de oposição secundária. Na verdade, a distinção de primária e secundária é apenas conceitual, para fins de ambientação, mas seguem as mesmas regras. As magias das escolas opostas são atrasadas 2 níveis para feiticeiros e magos. Um feiticeiro ou mago pode especializar-se em nenhuma ou até 4 escolas. Classes com múltiplas especializações (bardos, clérigos e druidas, por exemplo) são proibidas de acessar magias nas quais não forem especializados. Uma magia proibida não pode ser aprendendida nem ativada a partir de itens de conclusão de magia nem liberação de magia; itens de palavra de comando ou ativados por uso são permitidos, pois independem das capacidades do usuário.

Especialização (=) > Neutra (-1) > Oposição (-2)

EspecializaçãoOposição PrimáriaOposição SecundáriaHabilidade-chave
Abjurador Conjuração EvocaçãoCar (Det)
Conjurador Abjuração NecromanciaInt
Encantador Transmutação IlusãoCar
Evocador Necromancia AbjuraçãoInt (Det)
Ilusionista Psiquismo EncantamentoInt (Car)
Necromante Evocação ConjuraçãoSab
Psíquico Ilusão TransmutaçãoSab
Transmutador Encantamento PsiquismoInt

Magias fortemente alinhadas: Um personagem sempre exclui de suas especializações as magias de alinhamento oposto ao seu. Os descritores Bem, Caos, Lei e Mal indicam que uma magia é alinhada. Um conjurador que mudar de alinhamento pode perder a capacidade de conjurar certas magias que havia aprendido; nesse caso, ele pode substituir a magia inválida por uma válida ao avançar de nível. Conjuradores de alinhamentos neutros devem escolher entre Bem ou Mal para fins das magias que são excluídas de sua especialização. A decisão só precisa ser tomada quando lançar sua primeira magia alinhada (forte ou fracamente).

Classes de múltiplas especializações: Idealmente, teremos a especificação completa de especializações para cada uma das classes conjuradoras que não têm acesso a todas as magias existentes, ou seja, aquelas que possuem múltiplas especializações e são proibidas de acessar todas as magias nas quais não forem especialistas. Algumas correções nas classificações das magias, que serão vistas adiante, facilitam esta tarefa. Serão dadas como exemplos, abaixo, as especializações do bardo, do clérigo e do druida.

Deve-se lembrar, contudo, que o foco desta variante são os magos e feiticeiros e que as demais classes não precisam, necessariamente, ser modificadas pela variante. Afinal, as listas de magias de cada classe foram cuidadosamente montadas para refletir os papéis das mesmas e equilibrá-las entre si: não é à toa que muitas magias são acessadas em níveis diferentes para classes diferentes. Uma vez que essas classes são altamente especializadas e seu poder costuma advir de inspiração divina ou de outra forma transcendental (como a música para os bardos), não seria estranho acessarem as mesmas magias em níveis diferentes (só inconveniente, afinal é mais fácil manter uma lista única e com níveis absolutos).

O bardo é especialista em magias de Abjuração, Conjuração (somente Invocação), Encantamento, Ilusão, Necromancia (somente Cura e Degeneração), Psiquismo, Transmutação (somente Aprimoramento) e [Sônico].

O caçador é especialista em magias de Abjuração, Conjuração (somente Invocação), Necromancia, Psiquismo (somente Entendimento e Revelação), Transmutação (somente Aprimoramento) e [Natureza].

O clérigo é especialista em magias de Abjuração, Conjuração (somente Convocação e Invocação), Encantamento, Necromancia, Psiquismo (exceto Telecinese), Transmutação (somente Aprimoramento), [Água], [Ar], [Luz], [Terra] e [Trevas].

O druida é especialista em magias de Abjuração, Conjuração (somente Invocação), Necromancia (somente Cura e Degeneração), Psiquismo (exceto Telecinese), Transmutação (somente Aprimoramento e Metamorfose), [Água], [Ar], [Eletricidade], [Fogo] (com exceção daquelas que explicitamente inflamarem ou derreterem objetos, como bola de fogo), [Natureza] e [Terra].

O paladino é especialista em magias de Abjuração, Necromancia, Psiquismo (somente Revelação), Transmutação (somente Aprimoramento) e [Luz].


Limites de nível

Se magias têm seus níveis atrasados, naturalmente enfrentamos um limite superior de acesso: magias neutras só serão aprendidas até seu 8º. nível e magias opostas só serão aprendidas até seu 7º. nível. Entretanto, o propósito desta variante é simplificar as definições e mecânicas das especia