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Glossário -- N

não-inteligente [nonintelligent]: Desprovido de valor de Inteligência. Criaturas não-inteligentes incluem mortos-vivos menos poderosos (como esqueletos e zumbis) e outros seres sem mente. Efeitos de ação mental não afetam criaturas não-inteligentes.

natural: Não-modificado. Um resultado natural numa jogada ou teste é o próprio número que aparece no dado, não o resultado modificado gerado ao adicionar bônus ou subtrair penalidades. A palavra "natural" é tipicamente usada em conjunto com o resultado de uma jogada de 1d20 (jogada de ataque, teste de perícia ou qualquer outro teste). Por exemplo, um 20 natural significa um resultado não-modificado de 20 numa jogada de 1d20.

Necromancia [Necromancy]: Uma escola de magia focada em magias que manipulam o poder de vida e morte. Magias que tratam de criaturas mortas-vivas compõem uma grande porção desta escola.

necromante [necromancer]: Um mago especialista na escola da magia Necromancia. Um necromante iniciante deve selecionar qualquer outra escola como proibida.

nenhuma [none]: Um descritor de teste de resistência para magias que não permitem teste de resistência algum a seus efeitos.

nível [level]: Uma medida de avanço aplicada a várias áreas do jogo.

Nível de personagem [Character level]: Uma medida de avanço de personagem. Nível de personagem refer-se ao nível geral de um personagem multiclasse ou de classe única. Todo personagem começa o jogo no 1o. nível de personagem em uma ou mais classes escolhidas. Assim que o total de XP acumulados de um personagem bate com ou supera o requisito para um novo nível (como dado na Tabela 4–2: Experiências e Benefícios Dependentes de Nível), o personagem ganha um novo nível, junto com quaisquer benefícios que ele trouxer. Um aumento de nível de personagem aumenta valores básicos (inclusive bônus de ataque e testes de resistência), soma pontos de perícia aos disponíveis e às vezes dá acesso a aumentos de escore de habilidade, talentos adicionais e características de classe.
 
Nível de Classe [Class Level]: O nível de um personagem numa classe específica. Para um personagem de classe única, nível de classe e nível de personagem são iguais. Para um personagem multiclasse, entretanto, nível de personagem é a soma de todos os níveis de classe.
 
Nível de magia [Spell level]: Uma medida da dificuldade e poder de uma dada magia. Cada nível de magia é acessível apenas a mágicos de um certo nível de personagem em diante. Nível de magia afeta a habilidade de um personagem de usar uma dada magia tal como a CD do teste de resistência do alvo contra ele. Por exemplo, para lançar uma dada magia de bardo, um personagem bardo deve ter um escore de Carisma de pelo menos 10 mais o nível da magia. A CD para o teste de resistência (se houver) contra essa magia é 10 mais o nível de magia mais o modificador de Carisma do bardo.
 
Nível de lançador [Caster level]: Geralmente, o nível de classe (na classe apropriada) do mágico que tenta usar uma magia. Algumas classes de personagem (rangers e paladinos) têm níveis de lançador igual a metade dos seus respectivos níveis de classe. Vários efeitos de magias aumentam em área, alcance ou potência com o nível do lançador.

nível negativo [negative level]: Uma perda de energia vital resultante de dreno de energia, magias, itens mágicos ou efeitos mágicos. Para cada nível negativo ganho, uma criatura sofre uma penalidade –1 para todos os testes de perícia, testes de habilidade, jogadas de ataque e testes de resistência, mais uma penalidade de nível efetivo –1. (Isto é, quando quer que o nível da criatura for usado numa jogada de dado ou cálculo, reduza seu valor por um para cada nível negativo.) Além destas penalidades, um mágico afetado por isso perde acesso a uma magia por nível negativo do mais alto nível de magia lançável. Se duas ou mais magias satisfazem este critério, o mágico decide qual delas se torna inacessível. A magia perdida se torna disponível novamente tão logo o nível negativo for removido, desde que o mágico fosse capaz de usá-la naquele momento. Níveis negativos permanecem no lugar por 24 horas após a aquisição ou até removidos por uma magia como restauração. Depois desse período, o nível negativo se vai, mas a criatura afligida deve tentar uma resistência por Fortitude (CD=10+1/2 dos Dados de Vida do atacante + modificador de Carisma do atacante) para determinar se há um efeito duradouro. Se o teste de resistência tem êxito, não há mal ao personagem. Do contrário, o nível de personagem da criatura cai em um e quaisquer benefícios adquiridos com aquele nível são perdidos. A criatura afligida deve fazer um teste de resistência separado para cada nível negativo possuído.

normal: Ileso. Um personagem em condição normal tem pontos de vida completos, nenhuma doença e não está afetado por qualquer magia, item mágico ou efeito mágico.


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