Início | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K-L | M | N | O | P-Q | R | S | T | U-X


Glossário -- U a X

valor [score]: A classificação numérica associada a uma habilidade. Por exemplo, Força 13 significa que um personagem tem um valor de 13 na habilidade conhecida como Força.

valor de habilidade [ability score]: A classificação numérica de uma das seis habilidades de personagem (ver habilidade). Para gerar um valor de habilidade, jogue 4d6, ignore o pior resultado do dado, some os resultados remanescentes, e aplique quaisquer modificadores de habilidade raciais. O limite inferior de qualquer valor de habilidade é 1, mas não existe limite superior. Algumas criaturas são desprovidas de certos valores de habilidade; outras não são tributáveis em certas habilidades.

verbal: Um tipo de componente de magias, tanto divinas como arcanas. Um componente verbal são poucas palavras, que devem ser faladas numa voz firme e clara. Para lançar uma magia com um componente verbal, o lançador deve ser capaz de falar em voz alta.

versão de magia [spell version]: Uma de várias variações da mesma magia. Tipicamente, diferentes versões de uma magia produzem diferentes efeitos, alcances ou áreas. O lançador deve selecionar a versão desejada da magia no momento do lançamento. Símbolo, dissipar magia e tempestade de gelo têm cada uma versões múltiplas.

Viagem [Travel]: Um domínio de magias composto de nove magias divinos e um poder concedido focados no movimento de um lugar para outro.

Wiz: Abreviação padrão para mago.

XP: Abreviação padrão para pontos de experiência.


Início | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K-L | M | N | O | P-Q | R | S | T | U-X