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Glossário -- O

(objeto) [(object)]: Um descritor de teste de resistência tipicamente anexado para indicar que a magia em questão pode ser usada em objetos. (Entretanto, magias que tragam esta notação não são necessariamente para uso exclusivamente em objetos.) Alvos objetos recebem testes de resistência apenas se forem mágicos ou se são usados (segurados, vestidos, etc.) por uma criatura que esteja resistindo à magia. Os bônus de teste de resistência por Fortitude, Reflexos e Vontade de um item mágico são iguais à metade do seu nível de lançador mais 2. Um objeto normal sendo usado usa os testes de resistência da criatura que o usar.

objeto ou objetos [object or objects]: Um designador de área para magias e efeitos mágicos. Este tipo de magia não permite ao lançador selecionar alvos individuais. Em vez disto, afeta alguns ou todos os objetos aptos dentro de uma área designada (estouro, cone ou outra forma).

Espionar [scry]: Ver e ouvir eventos de longe através de uma magia (como Espionagem) ou um item mágico (como uma bola de cristal). Requer olhar uma superfície reflexiva, como um espelho, poça, cristal, gema ou um mineral transparente ou translúcido. A perícia Espionar melhora tanto as chances de observação bem-sucedido como as chances de notar as tentativas de observação de outros.

ocultamento [concealment]: Qualquer circunstância que não cobertura física e que interfere na precisão de um atacante. Grau de ocultamento depende nas capacidades de percepção do atacante, não do alvo. Por exemplo, uma criatura na escuridão pode ter ocultamento total de um atacante com visão normal, mas nenhum de um atacante com vis ão no escuro. Da mesma forma, todos os oponentes de um atacante cego têm ocultamento total. Há uma chance de erro de 50% para ataques contra oponentes com ocultamento total e uma chance de erro de 20% contra aqueles com meio ocultamento. Se esta jogada de ocultamento indica um erro, a jogada de ataque é ignorada.

ofuscado [dazzled]: Incapaz de ver bem por causa de estímulo exagerado dos olhos. Uma criatura ofuscada sofre uma penalidade –1 a jogadas de ataque até que o efeito termine. Criaturas se tornam ofuscadas tipicamente como resultado de magias ou efeitos mágicos que produzem fortes lampejos de luz, como fogacho.

ordem de iniciativa [initiative order]: A seqüência na qual criaturas agem num combate. Ordem de iniciativa começa com o combatente que tem a maior resultado de iniciativa e continua em ordem decrescente até o que tem a menor. Toda rodada usa a mesma ordem de iniciativa a menos que criaturas individuais tomem ações que alterem seus próprios resultados de iniciativa.


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