D&D4 | Artigos e Variantes | D&D3.5 | D&D3.0 | AD&D2 | Ilustrações | Forgotten Realms | Notas de Tradução

Dungeons & Dragons

D&D foi criado como um jogo de estratégia avançada de fantasia por Gary Gygax e Dave Arneson nos anos 70 e acabou por dar origem a todo o conceito de RPG (jogo de interpretação). Dungeons & Dragons significa Masmorras & Dragões e tem como tema a fantasia medieval, o gênero também conhecido como espada-e-magia. Esse tema é inspirado nos contos de fadas e lendas do norte da Europa, nos quais se baseia também a obra de J. R. R. Tolkien (autor de O Senhor dos Anéis), que certamente exerceu forte influência sobre D&D. D&D, por sua vez, influenciou uma miríade de outros jogos (principalmente eletrônicos) e rendeu até um desenho animado de mesmo nome, conhecido no Brasil como Caverna do Dragão. Ao longo das décadas, o sistema tem se aperfeiçoado sem parar. Pela sua editora TSR (Tactical Studies Rules), Gary Gygax lançou D&D, AD&D (Advanced D&D) e AD&D 2a. edição, sem falar de toneladas de livros de monstros, cenários de campanha, magias, itens mágicos, jogos eletrônicos etc.

No fim da década de 90, a TSR foi comprada pela Wizards of the Coast (WotC), editora do bem-sucedido jogo de cartas colecionáveis Magic: The Gathering. Em 2000, a WotC lançou D&D3, que teve o sistema de regras completamente reformulado, uma revolução no jogo. O sistema de regras foi chamado d20 System e caracteriza-se por ter uma mecânica geral simples, baseada no princípio de que jogadas/testes são sempre do tipo 1d20 + modificadores aplicáveis que deve superar ou igualar-se a uma Classe de Dificuldade (CD). Descrever todos os avanços e melhorias do d20 System em relação às versões anteriores de D&D necessitaria de uma análise mais extensa do que convém aqui; basta dizer que o novo sistema de regras é sem sombra de dúvida o de mecânica mais simples, integrada e robusta, que eliminou a necessidade de "mecânicas opcionais" embora ainda permita um excelente grau de personalização.

O d20 System também trouxe uma proposta similar à do GURPS (Sistema de Interpretação Genérico e Universal), ou seja, ser um sistema genérico que possa ser usado por qualquer jogo (evitando que para cada jogo tenha-se que aprender novas regras), mas tem uma diferencia crucial: é licenciado gratuitamente para uso público sob os termos da Open Gaming License (Licença de Jogo Aberto), de modo que qualquer editora pode publicar jogos com as regras do d20 System. O sistema é descrito nos SRD (documentos de referência do sistema), que podem ser obtidos no site do d20 System da WotC. O d20 System tem tido um sucesso estrondoso e dentre os títulos lançados podemos citar Call of Cthulhu, d20 Modern, Star Wars, Sword & Sorcery e Wheel of Time.

Em meados de julho de 2003, a WotC lançou uma revisão de D&D3, que vem sendo conhecida como D&D3.5. Essa revisão trouxe textos mais claros e melhorias no sistema como um todo (questões como elementos mal-feitos, conflitantes ou que resultavam em situações de desequilíbrio, principalmente). Sem dúvida não está perfeito, mas foi um grande passo nessa direção e gostei muito. Tenho duas reclamações principais: trabalharam rápido demais para cumprir o prazo e acabaram não consertando tudo o que poderiam, e os livros continuam parecendo manuais técnicos (falta texto mais descritivo e pseudo-literário, como os da TSR; embora os sistemas de regras da TSR fossem bem inferiores aos da WotC, os livros eram mais agradáveis de se ler na medida em que descreviam muito bem a realidade do mundo do jogo, coisa que a WotC negligencia muito).


Avisos Importantes

Minhas traduções são puramente um hobby e um meio de facilitar as vidas dos jogadores da minha campanha (bem como jogadores Brasil afora, ao disponibilizar aqui pra todo mundo). Sendo que é um hobby que me saiu caro. De tanto digitar (e digito rápido) em condições ergonomicamente reprováveis, desenvolvi problemas de LER (lesão por esforço repetitivo). Além disso, meu tempo livre está cada vez menor. Então, não adianta pedir que eu traduza este ou aquele livro (psionicismo e aventuras épicas tem sido os mais pedidos)... a não ser, talvez, que seja pago. Isso não quer dizer que vou parar de traduzir material de D&D. Mas vou traduzir somente o que for mais útil pra minha campanha e quando eu achar necessário e viável (além de observar o copyright dos autores).

Outra coisa importante é que a maioria esmagadora do material aqui é material original e/ou licensiado como Open Gaming Content (baixe aqui a Open Gaming License). O que não for OGC ou é material meu protegido por copyright (mas a maioria do meu próprio material é OGC) ou são trechos traduzidos de livros da Wizards of the Coast, a caráter de amostras de divulgação, sem de forma nenhuma ofender aos direitos dos autores nem competir com suas obras, sempre acompanhados das devidas referências bibliográficas (se encontrar alguma omissão, trata-se de um relapso e peço que por favor me informe). Eu ter me dado ao trabalho de traduzir uma pequena parte de um livro não representa ameaça nem ofensa aos autores e deve ser encarado como um elogio e uma tentativa gratuita de divulgação. Dúvidas sobre a OGL podem ser tiradas no site oficial do d20 System.


Dungeons & Dragons 4a. Edição (D&D4)

Novidades de D&D4 NOVO!
4 Edições: A Contínua Evolução de Dungeons & Dragons NOVO!
A Nova Filosofia de Criação de Monstros de D&D4 NOVO!
Resumão de Star Wars RPG Saga Edition NOVO! (SWSaga é um "preview substancial" do que será D&D4, segundo o autor James Wyatt)
Simplificando as Perícias de D&D3.5 NOVO! (Baseado nas previsões de D&D4, inclusive SWSaga)


Artigos e Variantes

Seguem artigos refletindo sobre os conceitos do jogo e variantes que criei para corrigir pontos que julguei falhos no sistema. As variantes são resultado de muita reflexão e análise detalhada, sempre contando com as opiniões de colegas mestres e jogadores de experiência considerável, às vezes até autores afiliados à WotC.

Ajustes na Magia
Ajustes nas Classes
Ajustes nas Perícias
Ajustes nas Raças
Ajustes no Combate
Ajustes nos Confrontos Diretos
Ajustes nos Talentos
Ajustes na Criação de Itens Mágicos
A Polêmica da Cura Arcana (Artigo para reflexão.)
Armaduras Mais Realistas
Armas Mais Realistas
Classe de Prestígio: Arqueiro Inigualável (Documento RTF)
Classe de Prestígio: Atirador Silvestre (Documento RTF)
Combate Mais Claro
Elements of Magic: Revised Edition (Variante experimental, não utilizada na campanha online.)
Grim-n-Gritty Combat: Revised and Simplified (Documento RTF) (Variante desenvolvida por Kenneth S. Hood, não utilizada na campanha online.)
Grupos de Armas
O Conceito da Adamantita
Pontos de Ação
Pontos de Magia
Prêmios de XP Independentes de Níveis
Reformulação da Adamantina e do Mithral
Revivendo Sem Perder XP
Sistema 3d6 (Artigo para reflexão.)
Universalização das Magias
Usando Habilidades sem Valores


Dungeons & Dragons 3a. Edição Revisada (D&D 3.5)

Os arquivos RTF do SRD oficial devem ser visualizados pelo Word ou um processador de textos similar. Por outro lado, os arquivos RTF que eu traduzi e disponibilizei abaixo foram feitos de forma mais simples para bastar o WordPad para visualizar perfeitamente.

Guia Básico de D&D - Um resumo de conceitos básicos para quem está começando.

Revised SRD, HTML Version (Em inglês, mas num formato muito mais conveniente para mim enquanto mestro via IRC. Minha modificação pessoal do material do Sovelior.)

Compilação de Mudanças Reveladas (Compilado antes da publicação, baseado em relatos de Andy Collins e Ed Stark no fórum oficial.)
Monges (Incompleto mas complementa o RTF de classes, mais abaixo)
Glossário do Livro do Jogador (MUITO incompleto ainda)

SRD's traduzidos (em RTF):
SRD: Classes I (Faltam somente as tabelas de classes e de magias)
SRD: Classes II (Faltam somente as tabelas de classes e de magias)
SRD: Materiais Especiais

O site da WotC, especialmente via a seção D&D Revision Spotlight, trouxe alguns petiscos da edição revisada de D&D, também conhecida como D&D3.5 e que saiu em julho de 2003. Seguem traduções de alguns desses artigos:

Links excepcionais:

Uma coisa esquisita em D&D3.5 é que habilidades especiais são descritas em dois livros (o do mestre e dos monstros) em vez de um só, e o texto é diferente. Na maioria dos casos, uma versão complementa a outra, mas existem discrepâncias (nessa situação, a prioridade é do livro dos monstros). Como uso os SRD's o tempo todo enquanto narro minha crônica online, resolvi combinar as duas versões numa só (está em inglês).


Dungeons & Dragons 3a. Edição (D&D3.0)

SRD 3.0 em Português - Traduzi alguns dos SRD.

Orientações Gerais e Glossário Completos (HTML) [Baixar compactado] - Traduzido do original de Kim Mohan, que pode ser conferido no site da WotC. Trata-se de uma parte do projeto inicial do Player's Handbook (Livro do Jogador) de D&D3E que teve que ser resumida na versão final da edição por falta de espaço. É muito interessante pois dá definições completas de todos os termos de jogo, trazendo suas regras de uso, aplicações etc. Atualizado em 28/05/03.

O Sistema Final de Pontos Experiência (HTML) [Baixar compactado] - Este é o texto traduzido de uma página da web publicada no site da WotC, por sua vez uma transcrição comentada da seção Experience Point do capítulo Rewards do Dungeon Master's Guide (o Livro do Mestre original). A página era a terceira e última de uma série que explicava a evolução do sistema de pontos de experiência, e basicamente cada página tratava de um sistema proposto. MUITO conveniente, pois as regras de experiência são um dos pontos fundamentais do sistema que foram deixados de lado nos documentos de regra do sistema d20 (SRDs).

Otimizando as Estatísticas do seu Personagem - Orientações e sugestões estratégicas sobre escolha de equipamento, habilidades prioritárias e perícias e talentos mais úteis.

Compilação de Talentos (HTML) [Baixar compactado] - Compilação de talentos de diversos livros da Wizards of the Coast com descrições completas em português. Inclui todos os talentos dos seguintes livros: Player's Handbook, Monster Manual, Dungeon Master's Guide, Defenders of the Faith, Masters of Wild, Song and Silence, Sword and Fist, Tome and Blood, Psionic's Handbook, Forgotten Realms Campaing Setting e Magic of Faerûn. Inclui também os talentos gerais de Oriental Adventures. Atualizado em 26/05/02.

Compilação de Classes de Prestígio (RTF compactado em ZIP) - Como a Compilação de Talentos acima. Traduzidas até agora: todas as classes de prestígio do Livro do Mestre, do Forgotten Realms Campaign Setting e do Silver Marches, mais Dungeon Delver, Forsaker, Sacred Exorcist e Spellsword.

Monstros Invocáveis - Estatísticas dos monstros invocáveis através das magias Invocar Monstro I, II, III e IV.

Animais Invocáveis - Estatísticas dos animais invocáveis através das magias Invocar Aliado da Natureza I, II, III e IV.

Ranger Alternativo - Você acha que o ranger é prejudicado porque a oportunidade de usar seus bônus contra inimigos favoritos está sujeita aos caprichos do seu Mestre? No Capítulo 6: Descrição do Personagem no Livro do Jogador, existe uma sugestão de que um jogador converse com seu Mestre para modificar algumas características de classe do seu personagem, adicionando novas ao retirar outras de mesmo valor. Com isto em mente, e baseado no ranger alternativo de Monte Cook, fiz uma versão alternativa do ranger (a qual é menos apelativa que a de Monte Cook e, acredito e espero, equilibra-se bem com as demais classes). Na minha campanha, substituí esta versão pela de D&D 3.5.

Planilha do personagem oficial (PDF compactado, 51,3 K) - Em inglês; também disponível no site da WotC.

Planilha do personagem em português (1) (DOC compactado, 28,2 K) - Minha própria planilha! É em português e as diferenças com a oficial são mínimas.

Planilha do personagem em português (2) (DOC compactado, 146 K) - Tradução da planilha de Joonas Hirvonen. Em relação à minha, esta economiza tinta e tem alguns campos extras. Aproveita melhor suas duas páginas principalmente por descartar informações sobre as magias, que são anotadas numa planilha separada (abaixo). Quando achei esta planilha, passei a usá-la em vez da minha própria. 

Planilha de magias do personagem em português (DOC compactado, 9,77 K) - Uma planilha para relacionar dados básicos sobre as magias do personagem. Mais recomendado para bardos e feiticeiros, que não aprendem muitas magias. Para outras classes, prefira os Spell Sheets abaixo, a não ser que seu inglês não seja muito bom.

Listas de Referência (DOC compactado, 57,5K) - Perícias, talentos e equipamento.

12 Personagens de Nível 1 (TXT compactado) - São os personagens estereotipados convencionais do Livro do Jogador. Eu fiz ligeiras modificações para funcionarem melhor no grupo aventureiro, e também considerando os talentos dos suplementos de classes. Os personagens os seguintes: Bárbaro Meio-Orc, Bardo Meio-Elfo, Clérigo Humano, Druida Meio-Elfo, Feiticeiro Humano, Guerreiro Anão, Ilusionista Gnomo, Ladina Halfling, Maga Elfa, Monge Humana, Paladina Humana, Ranger Elfo.

Listas de Magias Novas (RTF compactado) - Compilação das magias dos suplementos Defenders of the Faith, Masters of the Wild, Song and Silence, Tome and Blood, Forgotten Realms Campaing Setting, Magic of Faerûn e Manual of the Planes. As magias são classificadas por classe e nível e o documento inclui domínios novos com seus respectivos poderes concedidos e magias. Não há previsão de inclusão de descrições detalhadas das magias.

Compilação de Magias (7 documentos RTF compactados em ZIP, 67,1K) - Listas completas de magias incluindo as do Livro do Jogador e a dos suplementos citados acima. Abaixo, você pode baixar cada uma das sete listas:

Spell Sheets (DOC compactado, 296K) - Listas e especificações das magias de cada uma das classes de personagem (em inglês). Por Joonas Hirvonen.

Reference Sheet (PDF compactado, 183K) - Tela de resumo de regras para uso do Mestre, excelente! Contém dúzias de tabelas importantíssimas para o jogo, inclusive de experiência. Em inglês. Autor desconhecido.

Dungeon Master Screen (PDF compactado, 383 K) - Outra tela de resumo de regras. Inferior à anterior e também em inglês, mas tem regras opcionais interessantes sobre acertos e erros críticos. Autor desconhecido.


Advanced Dungeons & Dragons 2a. Edição (AD&D2)

Fiz estes documentos há anos, quando jogava AD&D. Não vou mais produzir nada para AD&D.

Planilha de personagem (DOC compactado, 31K) - Uma planilha genérica que pode ser usada para qualquer personagem.

Regras (DOC compactado, 87,9 K) - Compilação que fiz das regras do kit First Quest e do manual do jogo Wake of the Ravager (ambientado em Dark Sun), com algumas tabelas tiradas diretamente do Livro do Jogador. Pode ser usado como referência rápida ou mesmo como base de campanhas de quem não dispõe do Livro do Jogador. Formato: Documento do Word 97.


Ilustrações

Figuras básicas escaneadas de livros.

Raças Básicas de Personagens - Fêmeas
Raças Básicas de Personagens - Machos
Armas I
Armas II
Armas III
Armas IV
Armaduras I
Armaduras II
Bens I
Bens II
Bens III
Montarias


Utilitários

Programinhas em Delphi que fiz para agilizar minhas sessões de jogo. Os códigos-fonte são livres para cópia, distribuição e modificação, desde que toda cópia (modificada ou não) credite devidamente o autor Estêvão Chaves Monteiro.

D&D3.0 XPGenerator (EXE compactado, 197 K) - Calculador de XP. Suporta qualquer nível de personagem x qualquer nível de desafio, pode multiplicar e/ou dividir e mostrar o prêmio de XP correspondente a vários níveis de personagem para o nível de desafio especificado. Baixe o código fonte aqui.

D&D3.0 Appraiser (EXE compactado, 203 K) - Calcula o valor de um item estimado por um personagem através da perícia Avaliação. O DM digita o valor real, o modificador do teste Avaliação do personagem, a dificuldade e se o personagem tem treinamento na perícia. O programa gera aleatoriamente o valor que o personagem estimou, segundo as regras do Livro do Jogador. Baixe o código fonte aqui.

D&D3.0 Crafter (EXE compactado, 204 K) - Calcular o tempo (em dias) para se manufaturar um item e o custo da fabricação. Baixe o código fonte aqui.

D&D3.0 Tracker (EXE compactado, 206 K) - Calcula a Classe de Dificuldade (CD) de testes de Sobrevivência para rastrear. Baixe o código fonte aqui.


Forgotten Realms

Ilustrações das raças de personagens jogadores:
Raças de Personagens I
Raças de Personagens II
Raças de Personagens III
Raças de Personagens IV

Classes Preferidas das Regiões (TXT) - Personagens de classes preferidas por suas culturas recebem equipamento inicial bônus e ganham acesso a talentos e idiomas regionais. Confira nesse documento de texto quais regiões preferem cada classe.

Regiões de Personagem (DOC) - Documento do Word com tabela de benefícios que um personagem recebe por ser de uma classe preferida por sua cultura, precedida de explicações detalhadas a respeito.

Regiões de Forgotten Realms (JPEG) - Mapa do continente de Faerûn com cada região devidamente delimitada.

Divindades de Faerûn - Uma lista de divindades dos panteões de Faerûn, com categoria de divindade, alinhamento, domínios, arma favorita, símbolo e perfil. Ainda incompleto.

Ficha de Elminster, Ficha da Simbul (TXT) - Um bônus pros fãs do casal de arcanos mais poderosos de Toril!


Notas de Tradução

Como eu comecei as traduções muito antes de saber as traduções da Devir (a editora que das versões brasileiras dos livros de D&D), muitas vezes a minha tradução para um termo difere da tradução da Devir. Além disso, algumas traduções da Devir eu vou simplesmente ignorar, porque as considero falhas ou pobres. Se por isto você ficar confuso ao ler as traduções, compare com as versões americana e brasileira abaixo.

Original		Devir			Eu
--------		-----			--

Casting			Execução		Lançamento
Critical Hit		Sucesso Decisivo	Acerto Crítico
Deflection		Deflexão		Desvio*
Enhancement		Melhoria		Aprimoramento*
Gauntlet, locked	Manopla de segurança	Manopla travada
Grab			?			Agarrar
Grapple			Agarrar			Atracar
Grappling		Na manobra agarrar	Atracante
Halfspear		Meia-lança		Lança de halfling
Hold			Imobilizar		Conter
Lance			Lança montada		Lança de cavalaria
Ki Strike		Ataque Chi		Golpe de Ki
Masterwork		Obra-prima		Magistral
Rebuke			Fascinar		Subjugar
Spellcaster		?			Lançador de Magias/Mágico
Spikes			Cravos			Espinhos
Staggered		Zonzo			Cambaleante*
Subdual Damage		Dano por Contusão	Dano Não-Letal
Trip			Imobilização		Derrubar

*Estes eu já comecei a mudar para a versão da Devir.

			------- Tamanhos -------

Colossal		Colossal		Colossal
Gargantuan		Imenso			Gigantesco
Huge			Enorme			Enorme
Large			Grande			Grande
Medium-size		Médio			Mediano
Small			Pequeno			Pequeno
Tiny			Miúdo			Miúdo
Diminutive		Mínimo			Diminuto
Fine			Minúsculo		Mínimo
			-------- Livros --------
Defenders of the Faith				Defensores da Fé
Deities and Demigods				Divindades e Semideuses
Dungeon Master's Guide	Livro do Mestre		Guia do Mestre
Epic Level Handbook				Guia dos Níveis Épicos
Forgotten Realms 				Cenário de Campanha
   Campaign Setting				   de Forgotten Realms
Hero Builder's Guidebook			Guia de Construção de Heróis
Magic of Faerûn					Magia de Faerûn
Manual of the Planes				Manual dos Planos
Masters of the Wild				Mestres do Ermo
Monster Manual		Livro dos Monstros	Manual dos Monstros
Monsters Compendium				Compêndio de Monstros
Oriental Adventures				Aventuras Orientais
Player's Handbook	Livro do Jogador	Guia do Jogador
Psionics Handbook				Guia do Psionicismo
Song and Silence				Canção e Silêncio
Sword and Fist					Espada e Punho
Tome and Blood					Tomo e Sangue